Reações quúmicas
3269 palavras
14 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA ETECNOLOGIA DA PARAÍBA
COORDENAÇÃO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
QUÍMICA EXPERIMENTAL II
Aula prática nº2 – Reações Químicas
Patrícia Brito Souza da Nóbrega - 20111444011
Rayssa Barbosa de Medeiros – 20111440348
Profª: Liliana Lira Período: 2011.2 João Pessoa, 07 de Outubro de 2011. 1. Resumo:
Relatório referente à segunda prática da disciplina de Química Experimental II, no qual foram realizados nove experimentos no laboratório, e teve como referencial teórico as “Reações Químicas”, cujos objetivos seriam: equacionar as reações submetidas no laboratório e a classificação destas dentro dos tipos de reações químicas entre elas: síntese, decomposição, simples troca, dupla troca entre outras; verificar em alguns casos sua reatividade em água; verificar se de fato a Lei de Lavoisier ocorre numa reação química; observação das propriedades periódicas dos metais alcalinos e dos metais alcalino terrosos.
2. Introdução:
Segundo ATKINS, P. W., JONES, L. 2007, as reações químicas são fenômenos onde duas ou mais substâncias, ou reagentes, reagem entre si originando outras substâncias diferentes das iniciais, essas por sua vez denominadas produtos.
Todo fenômeno químico é uma reação química, em uma reação química a estrutura de cada átomo enquanto elemento químico permanece inalterado, ou seja: Na reação química os átomos não se transformam em outros átomos. Também não há perda dos átomos que iniciaram a reação, nem criação de átomos novos. A transformação ocorre apenas ao nível de substância, isto é, os átomos das substâncias reagentes se reagrupam de uma nova maneira e assim formam as substâncias do produto. Esse reagrupamento envolve apenas a eletrosfera dos átomos, nunca atinge o núcleo. Os átomos de cada elemento, que aparecem no reagente, são os mesmos que aparecem no produto: somente a combinação entre eles foi modificada. Contudo para deduzirmos se houve reação química precisamos observar certos