ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
E
ERGONOMIA
SEGURANÇA INDUSTRIAL
E
ERGONOMIA
José Lucas Beiler
Matheus Oliveira Barbosa
Thales Guedes Calixto
Trabalho apresentado ao professor Luiz Alberto Duncan como pré-requisito para a avaliação do conteúdo do Trabalho Avaliativo.
SUMÁRIO
2. Introdução
Segurança é o conjunto de ações e medidas adotadas em um processo de trabalho e que tem como finalidade a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e, assim, promover melhor qualidade de vida ao ambiente laborativo.
Os órgãos internos responsáveis pela Inspeção de Segurança são a CIPA e o SESMT, como agentes modificadores do ambiente de trabalho, vão inspecionar as dependências da empresa e fixar nos trabalhadores mentalidade prevencionista e os encorajar a agir como inspetores de segurança.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o SESMT (Serviço Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho) tem como finalidade a prevenção, e é desempenhado pelos profissionais que o compõe, abrangendo conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina ocupacional no ambiente de trabalho, de forma a reduzir ou eliminar os riscos à saúde dos trabalhadores. Dentre as atribuições dos SESMT’s, podemos citar a análise de riscos, a orientação dos trabalhadores quanto ao uso dos equipamentos de proteção individual e o registro dos acidentes de trabalho. Já a finalidade da CIPA é de divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalhado; bem como o cumprimento das normas regulamentadoras. E também colaborar no desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA e promover anualmente em conjunto com o SESMT, se houver, a semana interna de prevenção de acidentes de trabalho – a SIPAT.
3. ACIDENTES DE TRABALHO
4. Segundo a Lei 8213/1991, Art.19: “Acidente de Trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando