Ergonomia e Fisiologia do trabalho
Vamos começar pelos sistemas energéticos. A fisologia do trabalho é uma ligeira variação da fisologia do exercício. Os autores que escrevem sobre fisiologia do exercício também escrevem sobre fisiologia do exercício.
Ergonomia, é a ciência que estuda o trabalho que é diferente de ergometria que define a medição do trabalho. A ergonomia é uma ciência multidisciplinar e, é neste conceito multidisplinar que também a vamos estudar, isto é estuda as relações homem-homem, homem máquina e homem ambiente. Ergonomia adapta o trabalho ao homem e não o trabalhador ao trabalho. O Príncipio base é este: adaptar o trabalho ao trabalhador, apesar de nos dias de hoje parecer o contrário. Vamos então estudar ao longo do tempo o sistema de trabalho, nos quais estão os meios de trabalho, o posto de trabalho, vamos estudar os gestos de trabalho. Vamos estudar as tarefas que são constituidas por operações que se podem fragmentar em gestos e portanto os gestos em operações, operações de uma tarefa e isto contribui tudo para uma função. Portanto a equipa ergonomica é multidisciplinar, tem alguma partes mais frágeis outras nem por isso, é óbvio então que o médico do trabalho é a figura central, mas também entra como diz a nossa lei, o enfermeiro do trabalho, o higienista, psicólogo, técnico do trabalho, etc. Isto tudo depende das empresas e algumas querem é poupar dinheiro. Havia uma empresa no Rio tinto que tinha isto tudo e foi á falência.
Portanto, no fundo vamos estudar o índividuo no meio de trabalho, iluminação, disposição das luminárias, janelas, os ecrãns, a disposição do mobiliário, etc.
Como já deram os tipos de ergonomia, os mais importantes são os de concepção/planeamento onde ja´tudo nasce planeado com os conceitos ergonomicos e ergonomia correctora fazem-se correcções para adpatar o ambiente de trabalho ao trabalhador e ao trabalho, claro que há outros tipos de ergonomia, como ergonomia dos produtos em que hj em dia está