Atps De Ergonomia
ETAPA 1 – Passo 1
1- Quais são os principais objetivos da Ergonomia?
A ergonomia estuda os diversos fatores que influenciam no desempenho da sua produtividade e procura reduzindo as suas conseqüências nocivas sobre o trabalhador. Assim, ela procura reduzir a fadiga, estresse, erros e acidentes, proporcionando segurança, satisfação e saúde aos trabalhadores, durante o seu relacionamento em seu local de trabalho.
Saúde - a saúde do trabalhador é mantida quando as exigências do trabalho e do ambiente não ultrapassam as suas limitações energéticas, evitando as situações de estresse, riscos de acidentes e doenças ocupacionais.
Segurança - a segurança é conseguida com os projetos do posto de trabalho, ambiente e organização do trabalho, que estejam dentro das capacidades e limitações do trabalhador, de modo a reduzir os erros, acidentes, estresse e fadiga.
Satisfação - satisfação é o resultado do atendimento das necessidades e expectativas do trabalhador. Há muitas diferenças individuais e culturais. Uma mesma situação pode ser considerada satisfatória para uns e insatisfatória para outros, dependendo das necessidades e expectativas de cada um. Os trabalhadores satisfeitos tendem a adotar comportamentos mais seguros e são mais produtivos que aqueles insatisfeitos.
Eficiência - eficiência é a conseqüência de um bom planejamento e organização do trabalho, que proporcione saúde, segurança e satisfação ao trabalhador. Ela deve estar dentro de certos limites, pois o aumento indiscriminado da eficiência pode implicar em prejuízos à saúde e segurança.
2- Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?
A preocupação em adaptar o ambiente natural e construir objetos artificiais para atender às suas conveniências, sempre esteve presente nos seres humanos desde os tempos remotos. Na era da produção artesanal, não-mecanizada, a preocupação em adaptar as tarefas às necessidades humanas também