Layout resumo
Estruturar o Layout de uma área é planejar e integrar componentes de um produto ou serviço, desenvolvendo combinações entre as atividades, para proporcionar maior eficiência e economia entre o pessoal, materiais e equipamentos que se movimentam.
De acordo com Moura (1997) a construção de um armazém consiste em um dos maiores investimentos de uma empresa, quando esse apresenta elevado pé direito de forma cúbica, os custos de construção são mais baixos, os maiores investimentos estão associados a equipamentos. Os principais fatores que influenciam no tamanho do armazém são: tamanho do mercado atendido, quantidade, sistema de manuseios, tipos de prateleiras e perfil de demanda. O objetivo de todo armazém segundo Moura (1997) é produzir o nível desejado de trabalho ao menor custo. Este custo é determinado pelo layout do armazém, constituído em um balanço no fluxo de material, custo baixo de operações para estocagem e coleta e eficiente utilização do espaço de estocagem e equipamentos.
Layout é a integração do fluxo típico de materiais da operação dos equipamentos de movimentação, combinado com as características que conferem maior produtividade ao elemento humano, isto para que a armazenagem de determinado produto se processe dentro do padrão máximo de economia e rendimento. O layout é uma proposição global inseparável em seus diversos elementos já que as melhorias das condições de operação em determinado setor pode ser completamente neutralizada se outro setor dependente, não é beneficiado por esta ação. (DIAS, 1993, p.137)
O layout é compreendido como um “molde” do armazém trata-se, portanto, de um planejamento do espaço físico com a finalidade de obter acessibilidade (facilitação do fluxo), localização e da qualidade dos produtos estocados.
Outros aspectos tornam-se importantes de serem observados na medida em que o projeto do layout passa a assegurar a utilização máxima do espaço, além da diminuição dos locais de áreas obstruídas, do aumento da eficiência