Ergonomia e acessibilidade
UNIPLAN – CAMPUS AGUAS CLARAS – DF
AVALIAÇÃO ERGONOMICA DA FUNÇÃO ADMINTRATIVA
E
ACESSIBILIDADE
Brasília, DF
06 de outubro de 14
AVALIAÇÃO ERGONOMICA DA FUNÇÃO ADMINTRATIVA DESEMPENHADA
E
ACESSIBILIDADE
O objetivo deste trabalho é fazer uma avaliação ergonômica da função do assistente administrativo, durante a jornada de trabalho de oito horas diárias. Verificar os riscos que o trabalhador está exposto, avaliar a acessibilidade e o mobiliário se realmente é o correto e propor sugestões de melhoria, caso necessário.
ORIENTADORA: Dilma A. S. Bowen
RESUMO
Diante das atividades desenvolvidas diariamente pelo pessoal que trabalha no quartel general do exército e diversas unidades militares. Cada vez mais será necessário um acompanhamento mais eficiente com um olhar diferente para este setor, principalmente relacionado a ergonomia do ambiente de trabalho. Nesse contexto a ergonomia se enquadra ao adequar o ambiente de trabalho ao ser humano através de diversos métodos, principalmente com relação ao mobiliário e a análise postural do militar. Ao oferecer melhores condições de trabalho a ergonomia reduz a fadiga e o stress, promovendo o bem estar e a produtividade dos funcionários. Foi acompanhado o cargo de auxiliar administrativo da SEÇÃO DE GESTÃO DE LOGISTICA DE FARDAMENTO E EQUIPAMENTO durante a jornada de trabalho de oito horas. Foram observados o mobiliário e o posto de trabalho, e as atividades que a função exerce. Sabe-se que é muito melhor o trabalho quando realizado sentado, porem este deve ter uma postura correta e um mobiliário coerente a antropometria do colaborador. No final foi verificado se o mobiliário é o correto e se o colaborador utiliza da postura correta.
Introdução
Segundo Albuquerque (s.d), os riscos ergonômicos que têm maior relação com o uso de computadores são: exigência de postura inadequada, utilização de mobiliário impróprio, imposição de ritmos excessivos, trabalho em