ergonomia e acessibilidade
Ergonômia e Acessibilidade
ARQUITETURA E URBANISMO
UNIABC
Lucas Guimarães- RA: 6622364287
Billy Pedroso- RA: 6655387758
Victor Hugo- RA: 6622379333
Nathalia Pereira- RA: 6825423135
Leila Bortolin- RA: 6892508502
Rafael Antônio – RA: 6277274037
Acessibilidade
Acessibilidade envolve não somente a questão de tornar os ambientes acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, mas também tornar acessível à maior parte da população. Utilizam-se determinados quesitos como altura, peso e medidas mais específicas como a de um assento coletivo por exemplo. Os profissionais que desenvolvem projetos com acessibilidade têm em mente que a maior porcentagem das pessoas com certos parâmetros e medidas frequentará aquele espaço e por isso ele é projetado com essas referências de medidas e necessidades da população. E mais do que isso, é preciso pensar em como projetar ambientes de trabalho adequados para que todos os profissionais possam executar suas atividades com mais facilidade, sem que ocorram acidentes ou situações constrangedoras.
Profissões/Ocupações
Espaços ergonomicamente impróprios para trabalhar
Nesse trabalho, visaremos à questão dos ambientes inadequados para a execução de uma determinada tarefa nas seguintes funções:
• Recepção;
• Ascensão de usuários em um edifício;
• Trabalhar em um escritório de serviços;
• Operar uma copiadora;
• Cozinhar;
• Estudar;
• Ensinar;
RECEPÇÃO:
Geralmente as recepções que vemos por aí são muito precárias, mal posicionadas e acabam causando certo desconforto na hora de ser atendido e até mesmo ao recepcionista.
Regras para recepção e salas de atendimento
ASCENSÃO DE USUÁRIOS A EDIFÍCIOS
Garantindo a acessibilidade nos edifícios residenciais em SP (SP): leis e obrigações
A garantia de acessibilidade às edificações, tal como determinam as Normas Técnicas da ABNT e a legislação, em especial o Decreto Federal 5.296/2004, depende da