Ergonomia Preparada Para a Dinâmica de Grupos
Ergonomia é a área de projeto que estuda a melhor adaptação de máquinas, equipamentos, sistemas aos homens.
Objetivando a saúde, o conforto e a eficiência. (DUL & WEERDMEESTER, 1991).
Compreende a aplicação da tecnologia na interface homem-sistema, para aumentar a segurança, o conforto e a eficiência gerando ganhos para a qualidade de vida. (HENDRIK, apud MORAES, 2000)
A ergonomia [Bastien et al., 1992] no âmbito da computação busca enfrentar os problemas e propor soluções lógicas para o desenvolvimento de software interativo que sejam adaptados a seus usuários e adequados a suas tarefas. A ergonomia se vale dos conhecimentos sobre o homem no trabalho, com o objetivo de conceber e avaliar produtos e ferramentas que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência.
A ênfase da ergonomia não está em evitar a demanda excessiva sobre o operador humano, mas em explorar as capacidades humanas, por exemplo, por meio do aumento do prazer na execução da tarefa.
Um dos principais objetivos da ergonomia é a análise da situação real de trabalho, visando o conforto, a segurança e a eficiência na execução do trabalho. A ergonomia adapta situações de trabalho de acordo com as capacidades e os limites do homem, tendo como maior objetivo facilitar e otimizar o trabalho do usuário junto ao computador.
A ergonomia propõe padrões de:
apresentação de telas
diálogos
ferramentas de trabalho
cardápios (menus)
documentação
técnicas de otimização (Aperfeiçoar um programa a fim de que realize sua função no menor tempo ou no menor número de passos possível).
auxílio (help)
Vantagens
atração homem-máquina;
programas mais bem documentados;
redução dos custos de manutenção;
software mais eficiente;
software com funções mais poderosas;
facilidade de aprendizado;
redução de perturbações psicológicas do usuário em relação ao computador.
Desvantagens