Mercado Financeiro
1. INTRODUÇÃO
O Sistema financeiro nacional funciona da seguinte forma: Existem quatro frentes para o segmento do mercado que é o mercado monetário, mercado de crédito, mercado de capitais e mercado cambial, todo compõe o mercado financeiro.
O conceito de sistema financeiro Nacional é um conjunto de instituições financeiras e instrumentos financeiros que visam transferir recursos dos agentes econômicos (pessoas, empresas, governo).
A estrutura é dividida em duas frentes de sistemas: Subsistemas de Supervisão e Subsistema operativo. Conselho monetário Nacional supervisiona ao Conselho de sistemas financeiros nacionais e comissões técnicas de moeda de credito, o banco central e a comissão de valores mobiliários. Já o operacional atua com: Instituições financeiras e bancárias, Instituições financeiras não bancárias, sistema brasileiro de poupança e empréstimo, Instituições financeiras de natureza especial, sistema de distribuição de títulos e valores mobiliários, camará e prestadores de serviços de registro de liquidação da compensação e administradores de recursos de terceiros.
2. Conselho Monetário Nacional Tem a principal finalidade da formulação de toda a política da moeda e do credito objetivando atender aos interesses econômicos e sociais do País.
3. Banco Central do Brasil Executor de política monetária, autoridade supervisora, banco emissor, banco dos bancos e banco do governo.
4. Comissão dos Valores Mobiliários Incentivar a poupança no mercado acionário. Estiimular o funcionamento das bolsas de valores e das instituições operadoras do mercado acionário, assegurar a lisura nas operações de compra/venda de valores mobiliários, promover a expansão dos negócios do mercado acionário, proteger aos investidores do mercado acionário.
5. Instituições Financeiras Bancárias
São eles: Caixas econômicas, banco comerciais e cooperativos de credito, bancos múltiplos (com carteira comercial). Todos possuem a