Ergonomia Organismo Humano
Fonte: Itiro Iida (Ergonomia: Projeto e Produção – Editora Edgard Blücher)
Prof. MSc. Marcus Venicius dos Santos
ORGANISMO HUMANO
Principais funções do organismo humano que interessam a ergonomia no trabalho (neuromuscular, coluna vertebral, metabolismo, visão, audição e o senso sinestésico).
Neuromuscular
As forças do organismo são exercidas por contrações musculares. Não se contraem por si próprios, mas é comandado pelo sistema nervoso central, que é composto pelo cérebro e medula espinhal. Esses comandos decorrem de estímulo ambiental.
O sistema nervoso é constituído por células nervosas ou neurônios que são caracterizadas por irritabilidade (sensibilidade a estímulos) e condutibilidade (condução de sinais elétricos). As células nervosas conectam-se e formam uma rede de comunicação de transmissões de sinais – SINAPSES – ligação de um axônio com uma dentrite da célula seguinte com propriedades (sentido único, fadiga, efeito residual, desenvolvimento – estimulação repetida, acredita-se que responsável pela memória, Acidez – aumento teor alcalino e por isso da excitabilidade – cafeína aumenta e anestésicos diminuem).
A estrutura biomecânica do corpo humano é como um sistema de alavancas, formado pelos ossos maiores que se conectam nas articulações e são movimentados pelos músculos, a saber: cabeça, pescoço, braço, antebraço, mão, clavícula, torácico, lombar, pélvico, coxa, perna e pé.
Os músculos têm somente dois estados possíveis: tenso ou relaxado. Eles funcionam sempre aos pares, de modo que, quando um deles se contrai, o seu antagônico se distende, em oposição, tornando possível o movimento suave e controlado.
Ex: Na contração do Bíceps, ocorre a contração do Tríceps (ao dobrar o braço) e o oposto ao estendê-lo.
A potência máxima muscular situa-se entre 3 a 4 kg/cm2 de sua seção para os homens e 70% desse valor para mulheres.
Coluna Vertebral
É a estrutura óssea composta de 33 vértebras empilhadas, uma sobre as outras e