FATORES RELACIONADOS AO AMBIENTE DE TRABALHO TCC
Os trabalhadores da área da saúde, principalmente a hospitalar, estão expostos a múltiplos riscos no seu ambiente de trabalho, de natureza química, física, biológica, psicossocial e ergonômica. Os riscos biológicos são os principais geradores de periculosidade e insalubridade para esses profissionais, pois eles têm contato direto com sangue e outros fluidos corpóreos, além de manipulação rotineira de materiais perfurocortantes13. ( adesão ao uso de equipamentos de proteção individual pela enfermagem)
Os trabalhadores da área da saúde, por manterem contato direto com pacientes, estão frequentemente expostos a este risco
1(
PREVENÇÃO
DE ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO
ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM)
Em virtude do risco de exposição a MB, foram editadas as Precauções Padrão (PP), que objetivam a proteção de pacientes e profissionais, incluindo, entre outras medidas, os equipamentos de proteção individual (EPI), que constituem importante barreira protetora.
Estes EPIs têm como função proteger a pele, as mucosas e roupas do profissional do contato com MB, o qual pode veicular agentes patogênicos(6). Assim, o uso dos EPIs constitui uma prevenção primária da exposição a MB, sendo considerado uma maneira segura de reduzir a exposição ocupacional a sangue e outros fluidos orgânicos(7).
.
(
INFLUÊNCIA DA EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO NA ADESÃO AO
USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL)
FATORES RELACIONADOS A INSTITUIÇÃO
O trabalhador de enfermagem inserido num grupo especifico atua em condições que determinam venerabilidade e seu estado de saúde. Para caracterizar as peculiaridades do trabalho da enfermagem há de se analisar a composição da força de trabalho, a formação técnica heterogênea das equipes, formas de organização e divisão de trabalho, a predominância do sexo feminino, a remuneração, o trabalho em turnos e a constante vivência de tensões, entre outras(3). Números