Ergonomia no Culturismo
Resumo
Fisioculturismo é o conjunto de exercícios musculares, que se destinam a definir e desenvolver determinados músculos para fins competitivos ou estéticos. Tem como objetivo contribuir para um melhor entendimento das atividades que se desenvolvem em ginásios ou similares, onde existe a prática da musculação. O seu exercício é defendido por muitos como uma atividade que se deve iniciar após a adolescência, sendo que por outro lado há quem defenda que em função de um correto acompanhamento a musculação é um desporto seguro1. A fim de apurar o “state of art” do assunto realizámos uma pesquisa sistémica de vários artigos que abordavam o tema, e retiramos de cada um deles a informação que considerámos ser importante para o dissipar de dúvidas que pudessem existir por parte de quem quer iniciar a atividade ou até daqueles que já a praticam mas querem aprofundar os seus conceitos. Não existem dados na literatura científica que evidenciem a musculação como sendo desporto perigoso sendo que a impressão que se tem é que até é bastante segura, quando realizada com o correto acompanhamento, em comparação com outros desportos 1. Palavras-chave: adolescentes, lesão da coluna, articulações, movimentos.
1. INTRODUÇÃO
Segundo a Associação Internacional de Ergonomia (IEA), ergonomia (ou fatores humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema.
Entende-se por Fisioculturismo o conjunto de exercícios musculares, que se destinam a definir e desenvolver determinados músculos para fins competitivos ou estéticos.
Em certas mentes, o Fisioculturismo é tido como sendo uma atividade perigosa para certas faixas etárias i.e, adolescentes. Apesar da ideia empírica que tem vindo a ser desenvolvida em relação a esta