Ergonomia na ambiente de trabalho
A Ergonomia desenvolveu-se durante II Guerra Mundial (1939 – 1945) com o objetivo de unir esforços entre a tecnologia, ciências humanas e biológicas, para que médicos, psicólogos, antropólogos e engenheiros trabalhassem juntos para resolver os problemas causados pela operação de equipamentos militares complexos da época. (Weerdmeester 2004, p.1).
O resultado desta união trouxe resultados gratificantes, tanto que foram aproveitados pela indústria na pós- guerra e vem sendo desenvolvidos a cada ano que se passa.
A Empresa Metalmais a qual será desenvolvido a pesquisa de campo, teve seu início no mercado de 1983, sendo do ramo da metalúrgica com o foco na produção de ferragens e acessórios para vidro temperado.
A empresa participou do prêmio qualidade Brasil, mostrando a qualidade de seus produtos, a mesma tem como política oferecer e desenvolver soluções tecnológicas em produtos e serviços, com qualidade e eficiência, de forma dinâmica e permanente. Busca continuamente a melhoria da eficiência e da eficácia de seus processos, analisando dados, informações, produtos e resultados.
Planos de ações corretivas e preventivas são definidos e monitorados para garantir a qualidade de seus produtos
A empresa hoje conta com 100 colaboradores está enquadrada no grau de risco 3 e busca novas estruturas para garantir a melhoria de seus processos e colaboradores.
1.1 PROBLEMA
Com as transformações ocasionadas pelos avanços das novas tecnologias, a organização e os meios de trabalho, juntamente com os colaboradores se modificaram, ou seja, ocorreram alterações substanciais nas relações existentes entre meios de produção e seus usuários, com a utilização de sistemas automáticos que executavam as tarefas nos setores industriais. No contexto, percebe-se, portanto, a importância crescente da ergonomia como um meio de conciliar os interesses entre trabalho e capital, procurando atender as demandas do mercado (produção), levando sempre em