A influência da ergonomia no ambiente de trabalho
A INFLUÊNCIA DA ERGONOMIA NO AMBIENTE DE TRABALHO
ALUNO: DIÓGENES ANDRÉ FERREIRA DA HORA
PROFESSORA: ROSA MARIA DE MELO BACELAR
DISCIPLINA: RECURSOS HUMANOS
RECIFE, 09 DE NOVEMBRO DE 2010
Histórico
A ergonomia surgiu junto com o homem primitivo. Com a necessidade de se proteger e sobreviver, o homem primitivo, sem querer, começou aplicar os princípios de ergonomia, ao fazer seus utensílios de barro para tirar água de cacimbas e cozinhar alimentos, fazer o tacape para se defender ou abater animais. Mas foi na revolução industrial que a ergonomia começou a surgir. Nas grandes guerras ela teve uma importância fundamental no desenvolvimento de armas e equipamentos bélicos (tanque russo).
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ERGONOMIA
A Ergonomia como disciplina, teve as suas origens na segunda Guerra Mundial, mais propriamente em 1949, quando falharam as formas tradicionais de resolução do conflito entre homens e máquinas.
Foram nessa época, que se evidenciam as incompatibilidades entre o progresso humano e o progresso técnico. Os equipamentos militares exigiam dos operadores, decisões rápidas e execução das atividades em condições críticas.
A guerra surgiu à necessidade de produzir máquinas novas e complexas, inovações essas, que não corresponderam ao que delas se desejavam porque, na sua concepção, não foram tomadas em consideração, as características e as capacidades humanas.
Foi nos meios militares britânicos, que a Ergonomia teve o seu grande incremento, com a criação de um grupo de estudos sobre a capacidade produtiva dos trabalhadores nas fábricas de munições.
Vivia-se um momento duvidoso por um lado, existia uma grande necessidade de aumentar a produção de armas e de munições, por outro, existia uma escassa mão-de-obra, pelo fato da maior parte do operariado se encontrar na guerra.
Na década de 50, com a criação, na Inglaterra, da Ergonomics Research Society, a Ergonomia começou a sua