Brasil colônia - ciência política
CONTEXTO HISTÓRICO
Após a primeira viagem de Colombo, Portugal ameaçou enviar uma frota naval ás terras alcançadas pelo Genovês, à Espanha propôs então que os dois reinos discutissem um acordo sobre as terras a descobrir. O papa Alexandre I, árbitro dessa disputa, fixou o limite das conquistas de Portugal e Espanha nas novas terras no Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494. Por esse tratado, Portugal obteve vantagens territoriais no continente americano.
A data oficial do descobrimento do Brasil é 22 de abril 1500. Isso significa que o Brasil a partir dessa data começou ser regido pela legislação portuguesa, passando a existir oficialmente como colônia de Portugal.
Os portugueses não confundiram como Colombo, o novo continente com as Índias, imaginava tratar-se da ilha Brasil, que aparecia nos mapas herdados da Idade Média. Mas há fortes indícios de que os portugueses já haviam estado no Brasil em 1498, numa expedição de que participou o nobre navegador e diplomata Duarte Pacheco Pereira. Ele esteve na esquadra de Pedro Álvares Cabral em 1500. Essa seria uma hipótese, que os portugueses já conheciam a localização do Brasil.
No começo do descobrimento do Brasil os portugueses logo perceberam que as novas terras eram ricas em pau-brasil, uma madeira tintorial utilizada no acabamento de tecidos de lã na Inglaterra e, sobretudo, nos Países Baixos (Itália, Bélgica, Germânia e Luxemburgo), tornando-se a principal atividade lucrativa na época.
A partir de 1530, para evitar que ingleses e franceses estabelecessem feitorias na costa visando a exportação do pau-brasil, os portugueses optaram pela colonização.
Portugal não tinha recursos suficientes para explorar a nova colônia. Decidiu então instituir, o regime de capitanias hereditárias, ou donatários, para promover a colonização do Brasil. Este sistema consistia na entrega a particulares as terras divididas pela coroa. Em 1549, Portugal envia ao Brasil um governador-geral para fundar uma nova