Ergonomia de ambientes
Ambiente: Biblioteca No ambiente selecionado foram entrevistadas 3 pessoas, a bibliotecária e coordenadora Marta Regiane, e os atendentes Luis e Luciano, foi perguntado à cada um deles seu dia a dia no trabalho, forma que trabalha, consequências do mesmo, carga horária, entre outras coisas. Seguem as informações juntamente com fotografias para ilustrar o ambiente.
Se levarmos em conta o ambiente escolhido para análise, podemos compará-lo a um escritório, ambiente o qual se recomenda uma postura como a mostrada á seguir:
Esta seria a forma correta para uma pessoa desenvolver seu trabalho no decorrer do dia, sem acarretar problemas para si mesma, mas o que encontramos no ambiente visitado não se encaixam nesse perfil. No caso do Luis que trabalha no atendimento e organização do ambiente das 18:30hr ás 22:00hr, já podemos encontrar falhas quanto a postura do mesmo, ele diz não sentir problemas resultantes do trabalho. Percebe-se facilmente pelas fotos que está completamente incorreta a postura:
Luciano que trabalha das 13;00hr ás 22;00hr no atendimento e suporte técnico do ambiente, também diz não sentir problema nenhum resultante da forma em que trabalha, porem percebe-se que a forma em que o mesmo trabalha não se encaixa de forma alguma no adequado a função, como pode se ver nas imagens á seguir:
Já a coordenadora Marta Regiane que também trabalha das 13;00hr ás 22;00hr cita vários aspectos que resultam da falta de ergonomia no ambiente de trabalho, dentre eles podemos citar o estresse visual, por conta de ficar muitas horas em frente ao computador, sem pausa, sendo que o correto e necessário seriam pausas programadas, para o descanso das vistas e até mesmo de outras partes do corpo, outro aspecto seria a indisposição física gerada pela postura incorreta. Como podemos perceber nas imagens á seguir:
Ela ressalta ainda que as cadeiras que se encontram para uso no ambiente não são as