ergodesign
O design surgiu para ser a ferramenta das empresas em busca de um produto melhor. Com o design firmou-se a idéia de que "a forma segue a função", ou seja, aquilo que é bem projetado do ponto de vista funcional acaba tendo uma forma agradável, atraindo o cliente. O design se manifesta, principalmente, através de duas qualidades: funcionalidade, e estilo. As pessoas sempre associam design ao bom gosto, a algo bem-feito. Os melhores recursos que temos para descobrir o design são os nossos sentidos, principalmente os da visão e do tato, empregados no uso do produto ou serviço.
O QUE É ERGONOMIA?
Ergonomia é um termo que deriva do grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”. Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas.
O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de desempenhar visando a otimização do bem-estar e, conseqüentemente aumento da produtividade. A Ergonomia pode ser aplicada em todos os setores (industrial, hospitalares, escolares, transportes, sistemas informatizados, etc.).
Em todos eles é possível existirem intervenções ergonômicas para melhorar a eficiência, produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho. É uma ciência multidisciplinar que usa conhecimentos de várias ciências, tais como anatomia, biomecânica, fisiologia, psicologia, engenharia, etc. A Ergonomia utiliza os conhecimentos adquiridos das habilidades e capacidades humanas e estuda as limitações dos sistemas, organizações, atividades, máquinas, ferramentas e produtos de consumo, de modo a torná-los mais seguros, eficientes e confortáveis para o uso humano.
ERGONOMIA está ligada a praticamente tudo que se relaciona com o ser humano e sua interação com o meio em que vive. Desde cadeiras, maçanetas, mesas, teclados, até o