Eras Geológicas
A sucessão das eras é feita com base em acontecimentos marcantes e decisivos para a Terra, mais precisamente, dando foco para as alterações que foram ocorrendo na crosta terrestre ao longo dos tempos.
As cinco eras geológicas:
Os cinco períodos foram nomeados pelos cientistas de, respectivamente: Era Arqueozóica, Era Proterozóica, Era Paleozóica, Era Mesozóica e Era Cenozóica.
A seguir, vamos analisar cada uma dessas eras, levando em conta os fatos mais marcantes que ocorreram em cada uma delas.
Era Arqueozóica:
O grande começo, a quatro bilhões de anos atrás. Foi nessa era que se iniciou a formação da crosta de Terra. Surgiram, também, as mais velhas formações do relevo terrestre, com o aparecimento das rochas magmáticas e dos chamados escudos cristalinos.
Era Proterozóica:
Acredita-se que essa era tenha tido seu início a cerca de 2,5 milhões de anos atrás. Foi o período em que as atividades vulcânicas se intensificaram, originando os depósitos de materiais como ouro, ferro e manganês.
Um fato muito importante dessa era foi o surgimento de espécies avançadas de seres unicelulares.
Era Paleozóica:
Com seu início estimado em cerca de 550 milhões a 250 milhões de anos atrás, a Era Paleozóica constituiu um período de grandes transformações na Terra. Nela, surgiram montanhas, rochas e florestas, além de espécies animais como os primeiros insetos e répteis.
Era Mesozóica:
Estima-se que essa era teve seu início a cerca de 250 milhões de anos atrás. Suas características mais marcantes foram as sedimentações de partes do fundo oceânico (fato que originou as jazidas petrolíferas que encontramos hoje), o surgimento de mamíferos, a evolução da flora e o surgimento dos dinossauros.
Era Cenozóica:
Até então, a última das chamadas eras geológicas. Esse período foi dividido em suas etapas,