Eras Geologicas
A crosta foi resfriando de forma lenta, essa resfriação deve-se ao declínio dos elementos radioativos (perdem partículas e acabam por virar outros elementos), acabando por diminuir as explosões formando algumas partes solidas nela, mas não totalmente firme, com a caída desses elementos toda a água que estava na atmosfera primitiva( continha hidrogênio, nitrogênio, Gás Carbônico, amônia, metano, vapor d’água, outros gases a base H e C, luz ultravioleta, escuridão, centelhas elétricas, etc) em forma de vapor se condensa e vem preencher as cavidades (lugar dos oceanos), mas nem toda água veio da atmosfera, alguns cometas também contribuíram já que são compostos de gelo e poeira cósmica. Só que ao longo do tempo geológico os meteoritos e asteroide voltaram a cair causando novas colisões e regredindo toda a crosta terrestre, formando-se assim as placas tectônicas.
No inicio a Terra parecia um “maracujá murcho”, se não fosse a água ela não teria este formato esférico. A crosta continental da Terra tem uma espessura de 120 km, já a crosta oceânica tem 10 km de espessura, logo abaixo desta crosta tem o magma semissólido a uma temperatura de 1000°C.
Eras Geológicas
1. Era Pré-Cambriana Denominada assim por alguns estudiosos, para juntar as três eras antes da cambriana. Surgiu há 4 bilhões de anos, dividindo-se em:
HadeanoEste período em que a Terra se constituía em uma esfera incandescente, logo após do big bang.
Arqueozóica Marcado pela passagem do estado fluído da crosta para a solidificação, primeiros sinais de vida e com os movimentos das partes que já haviam se solidificado dão origem aos primeiros minerais nas pri-meiras rochas chamadas de escudos cristalinos ou rochas cratônicas (chamados assim, pois não há fosseis animais ou vegetais) que ainda existem partes remanescentes na plataforma Sul-Americana (Guianas — Brasil Central —Atlântico), são mais densas e bem mais desgastadas durante o tempo geológico.
Nossos