eras geologicas
Resposta da Questão 2: Dejetos domésticos sem tratamento, fertilizantes agrícolas e efluentes industriais despejados nesse corpo d'água.
Resposta da Questão 3: Quando a quantidade de matéria orgânica morta aumenta no corpo d'água, o ecossistema ao redor passa a ser um ambiente propício a proliferação de agentes decompositores como as bactérias, acelerando a degradação da matéria orgânica morta e agravando, ainda mais a situação do ecossistema que já sofre com a eutrofização. As consequências são diversas: redução da variedade de espécies vivas, a água fica imprópria para o consumo humano, não só a água fica imprópria como também os peixes do corpo d'água, escurecimento da água, pois a eutrofização possui uma coloração mais turva.
Resposta da Questão 4: A melhor forma de se prevenir é conscientizar a população a tratar o próprio esgoto, através da tomada de medidas sanitárias, pois, uma vez que um reservatório já se encontre eutrofizado, a retirada dessas águas é um processo extremamente mais custoso e complexo.
Resposta da Questão 1: Sim, do tipo artificial. É um fenômeno ecológico causado pelo armazenamento excessivo de nutrientes em reservatórios naturais de água (rios, lagoas, etc.), o que pode limitar significativamente a atividade biológica do local. O despejo de poluentes como esgoto, fertilizantes agrícolas, efluentes industriais e dejetos orgânicos como restos de comida, e etc, todos juntos acumulados em grandes quantidades em um reservatório natural contribuem