metodologia
Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. Com isso, o fato de as escolas privilegiarem o conhecimento científico, não significa que só ele tenha importância no cotidiano das pessoas.
O mesmo tem seu valor, pois constitui um conhecimento contingente, onde suas hipóteses tem a veracidade ou falsidade, conhecida através da experimentação e não só da razão. Porém, deve-se enfatizar que os outros conhecimentos também são fundamentais.
A sabedoria popular, por exemplo, se adquire através da vida que se leva em sociedade, é um saber informal adquirido de forma espontânea através do contato com o próximo, com situações e objetos que rodeiam o indivíduo.
Contudo, o conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos. Evidenciando o valor de todos.
2- Sintetize com suas palavras as características do senso comum.
Caráter imediatista – É extremamente simplista e não se preocupa em definir nada muito bem.
Caráter superficial – Se conforma com a aparência, “com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas.
Caráter acrítico – Não estabelece uma visão do que vê, não questiona o que é dito.
Caráter cheio de sentimentos – São pessoais e não estão baseadas na razão.
3- Sobre as características da atitude científica, cite alguma delas que seja mais difícil de encontrar em uma pesquisa na área de ciências humanas e sociais aplicadas. Justifique.
“Depender de investigação metódica.”