Eramos 6
O enredo gira em torno de dona Lola, que é a personagem narradora da história, já em idade avançada, relembrando sua vida, sua história, o tempo em que eram seis, ela, o marido e os quatro filhos.
Dona Lola, era casada com Júlio, um homem autoritário, mãe muito dedicada e carinhosa de Carlos, Julinho, Alfredo e Isabel, vinda da cidade de Itapetininga, no interior de São Paulo para morar na capital.
É uma típica família paulistana, de classe média-baixa, com seus conflitos que giram em torno de dinheiro, dificuldades, sonhos e decepções. Ao longo do livro, a narrativa mostra também a evolução da cidade de São Paulo, nos anos de 1920 e 1930, as dificuldades enfrentadas por todos, com fatos históricos importantes: a 2ª Guerra Mundial com seus reflexos no Brasil e as Revoluções Paulistas de 1924 e 1932.
A vida de dona Lola não era nada fácil, mas ela demonstrava ter muita garra, força, coragem e perseverança para ajudar o marido a pagar a casa que eles compraram e criar os 4 filhos. Ela fazia roupinhas de bebê, para engrossar o orçamento.
Os 4 filhos dela são muito diferentes, enquanto Carlos é trabalhador e honesto, Alfredo é preguiçoso, irresponsável e se alia aos comunistas o que é visto com maus olhos pela sociedade, mais tarde vai para a guerra. Já