graduação
Graduação em Psicologia
Teorias do Desenvolvimento da Criança: Entrevistas – Constituição social, histórica e cultural da infância.
Belo Horizonte
Agosto/2014
Teorias do Desenvolvimento da Criança: Entrevistas – Constituição social, histórica e cultural da infância.
Trabalho apresentado à disciplina Teorias do desenvolvimento da Criança, da Escola de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Professora: Mirelle Triginelli
Belo Horizonte
Agosto/2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo fazer uma analise da infância vivida por diferentes gerações. Consiste em entrevistas realizadas com pessoas que concordaram em participar do mesmo, manteremos a discrição usando nomes fictícios para identifica-los.
As questões que serão abordadas dizem respeito a toda infância do individuo tratando de temas como: cultura da época, atividades de lazer, relacionamento familiar, amigos, sonhos de infância, punições, divisão de tarefas dentre outras questões pertinentes ao tema.
Este conceito de “geração” é trabalhado com ênfase na sociologia da infância, por exemplo, que se propõe a considerar a “geração” uma categoria estrutural relevante na análise dos processos de estratificação social e na construção das relações sociais, logo estes processos influenciam a construção subjetiva de cada sujeito.
As perguntas foram padronizadas para possibilitar a comparação e identificar os contrastes entres as gerações com faixas etárias entre 30 e 39 anos, 40 e 49 anos, 50 e 59 anos, 60 e 69 anos, 70 e 79 anos, e acima de 80 anos. No entanto há algumas divergências entre os entrevistados no que diz respeito à classe social, sexo, cidade, etc. O único critério utilizado na escolha dos entrevistados foi a idade, portanto ressalvo que estas divergências podem influenciar o resultado, nesse sentido não haverá problemas, pois o intuito é coletar minimente dados a