Hidróxido de Sódio
Composto químico
2. O hidróxido de sódio, também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Trata-se de uma base forte. Wikipédia
3.
4. Fórmula: NaOH
5. Massa molar: 39,997 g/mol
6. Densidade: 2,13 g/cm³
7. IUPAC: Sodium hydroxide
8. Ponto de fusão: 318 °C
9. Ponto de ebulição: 1.388 °C
10. Solúvel em: Propriedades físico-químicas da água, Metanol, Etanol
através da eletrólise do cloreto de sódio:
2NaCl + 2H2O => Cl2 + 2NaOH + H2
No compartimento anódico da célula eletrolítica introduz-se a salmoura (NaCl) que ao ser percorrida pela corrente elétrica vai quebrar as ligações de parte das suas moléculas de NaCl dando origem a íons Na+ e Cl-.
Os íons Cl- devido á sua carga elétrica são atraídos para o ânodo onde perdem um elétron e dão origem a formação das moléculas de cloro (reação anódica).
Os íons Na+ devido a sua carga elétrica são atraídos para o cátodo passando através da membrana semipermeável que deixa passar os íons positivos mas opõe-se á passagem dos íons negativos (chamada seletividade da membrana).
No compartimento catódico introduz-se NaOH diluída em água. A água na zona do cátodo é reduzida formando H+ e OH-. Os iões H+ devido à sua carga elétrica são atraídos para o cátodo onde recebem um elétron e formam moléculas de Hidrogénio (reação catódica).
Os íons OH- devido à sua carga elétrica são atraídos para o ânodo e nesse movimento reagem com os íons Na+ que passaram através da membrana dando origem à soda cáustica 32%. por fim essa solução passa por uma etapa de concentração.