Era vargas
Levado ao poder pela Revolução de 1930, Getulio Vargas governa o Brasil por quase 20 anos e realiza mudanças que ainda marcam o país.
Ele é o criador de algumas das principais estruturas da economia e do moderno Estado brasileiro, impulsiona fortemente a industrialização do país e a criação de um mercado interno urbano. Implacável com os opositores, mas intitulado o ¨pai dos pobres¨, amado e polêmico, Getúlio Vargas é o político que mais tempo chefiou o país, quase 20 anos, em dois períodos distintos.
Levado ao poder pela Revolução de 1930, foi a partir de 1937, um ditador que aboliu as eleições diretas e acabou deposto pelo voto direto. Retornou ao poder ¨ nos braços do povo ¨ e governou até suicidar-se e, com isso consolidar mais uma aura mítica e popular.
PERÍODO DE CRISES
No período em que Getúlio Vargas comandou o Brasil, o capitalismo teve seus pilares abalados pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929 e por duas guerras mundiais. O cenário de crise propiciou o surgimento, nos mais diferentes países, de políticos com grande apelo popular e carisma, como foi o caso de Vargas.
Nessa época, por exemplo, emergiu nos Estados Unidos a figura de Franklin Delano Roosevelt, quatro vezes seguidas eleito presidente da República, a partir de 1932 até morrer, ainda no quarto mandato, em 1945. Roosevelt marcou seu governo por uma política de recuperação econômica (New Deal) e liderou os EUA na II Guerra Mundial
REVOLUÇÃO DE 1930
Vargas chegou ao poder como líder da Revolução de 30, que derrubou a República Velha ( 1989/1930), sistema pelo qual as oligarquias paulista e mineira se mantinham no poder desde o fim do século XIX. A revolução foi um movimento político-militar que depôs o presidente Washington Luis e impediu a posse do eleito Júlio Prestes, representante da cafeicultura paulista. Esta havia sido fortemente atingida pela crise mundial de 1929, após a quebra da Bolsa de Nova York.
Getúlio