Era vargas
São José
2014
Era Vargas – Estado Novo
Ana Carolina Soares Ferreira Rocha*
Introdução
O estado novo é o nome que se deu ao período em que Getulio Vargas governou o Brasil de 1937 a 1945, sendo marcado, no campo político por fortes repressões e pelo surgimento de novas leis trabalhistas. Foi um governo determinado pelo autoritarismo e por golpes. O pronunciamento desse novo estado ocorreu no ano de 1937 pelo rádio com a justificativa da existência de um plano comunista que tinha como objetivo invadir o Brasil.
O inicio do estado novo ficou marcado pelo encerramento do congresso nacional e a extinção dos partidos políticos. Entre as medidas tomadas pelo governo era de que ocorreria a nomeação de interventores de sua confiança, também tomou praticas para centralizar os serviços administrativos, e instituiu o salário mínimo.
Palavras Chaves: Ditatorial, Era Vargas, Estado Novo.
Estado Novo
Esse governo surgiu por vias golpistas, o estado novo foi implantado por Getulio Vargas com a justificativa de conter uma nova ameaça de golpe comunista no Brasil. O “presidente junto com as forças armadas anulou o congresso nacional, assembleias legislativas e câmaras municipais, assim impondo ao povo uma nova constituição apelidada de “Polaca”, por ter uma influencia polonesa, associada ao fascismo, que tinha como principal objetivo interferir no poder legislativo e judiciário alem disso os governadores estaduais passaram a ser indicados pelo presidente.( SOUZA;Rainer,2011)”
O estado novo iniciou-se em 1937 quando Vargas censurou as mídias e os meios de comunicação através da criação DIP (departamento de imprensa e propaganda) no qual era um sistema que fiscalizava e controlava jornais,revistas e rádios com o intuito de favorecer a imagem do governo varguista;juntamente com inserção de um forte nacionalismo que contava com um novo material didático em escolas para assim desenvolver um interesse estatal e um forte amor pela nação.São