era vargas
Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos consecutivos de 1930 a 1945. Foi um marco no país por suas alterações sociais e econômicas, expulsou a oligarquia cafeeira dividindo em três períodos:
Governo Provisório.
Governo constitucional.
Estado novo.
Até o não de 1930 vigorava no Brasil a República velha que centralizava o poder, e tinha como base a economia cafeeira. Na política café-com-leite os partidos eram ligados e diziam: “nada mais conservador, que um liberal no poder.”.
Em março de 1930 ouve as eleições para presidente. Prestes foi eleito, mas não tomou posse, pois a aliança liberal alegou que sua vitóriaera decorrente de fraude. Planejaram então uma revolta. A morte de João Pessoa vice de Getúlio acabou favorecendo a campanha getulista que atribuiu a culpa à oposição. Além da Crise de 1929, o exercito começou a se mobilizar e formou uma junta governamental composto por generais. No mês seguinte Getúlio Vargas passa para o poder do país e põe fim a Republica Velha.
Governo Provisório
Teve como objetivo reorganizar a política do país. Neste período Getúlio deu inicio a centralização do poder, eliminando os órgãos legislativos. Os primeiros anos foram marcados pela presença dos tenentes nos principais cargos como representantes dos estados. Estas medidas consolidaram-se em clima de tensão entre as velhas oligarquias e os militares interventores.
As ambições de Vargas se concentraram em São Paulo, onde as oligarquias locais convocaram o povo paulista a lutar contra o governo de Getúlio Vargas exigindo eleições para a elaboração de uma Assembleia Constituinte, ao que deu origem a revolução constitucionalista.
Mesmo com a derrota da oposição, o presidente convocou eleições para a constituinte. Com o desgaste gerado os militares do governo perderam espaço político e, em 1934 uma nova constituição foi promulgada.
A carta de 1934 deu maiores poderes ao “poder executivo”, adotou medidas democráticas e criou as bases da legislação