Era vargas
Chama-se Era Vargas o período do Brasil iniciado em 1930, quando Getúlio chegou ao poder por meio de um movimento revolucionário - a Revolução de 1930 - que derrubou a República Velha. Vargas permaneceu no poder até 1945. Retornou em 1951 à Presidência da República, desta feita através do voto popular, e ficou no cargo até 1954, ano de sua morte.
A Era Vargas não diz respeito apenas a um mandato formal de governo. Chama-se Era Vargas o conjunto das políticas econômicas e sociais introduzidas no País a partir de 1930, que marcaram o processo de industrialização, urbanização e organização da sociedade brasileira.
1- GOVERNO PROVISÓRIO (1930 - 1934)
O início do governo Vargas caracteriza-se pela substituição da Constituição de 1891 por Decretos-Leis.
Foi dissolvido o Poder Legislativo (Federal, Estadual e Municipal) e foram colocados Interventores Tenentes nos Estados. Foram criados os Ministérios do Trabalho, da Indústria e Comércio, da Educação e da Saúde.
Porém, o Brasil demorava a voltar à normalidade constitucional. Getúlio Vargas começava a sofrer a oposição de oligarquias que pretendiam a convocação de uma Assembléia Constituinte. São Paulo, o Estado mais prejudicado com a Revoluçao de 30, ansiava pela volta ao Poder. Em 09 de julho de 1932, eclodiu no Estado a Revolução Constitucionalista de 32, que rejeitava o Governo Vargas. As oligarquias paulistas, desde o início do Governo Provisório, deram mostras de sua impaciência política. Não aceitaram o Interventor
Tenente colocado por Vargas e exigiam a imediata reconstitucionalização do País. São Paulo uniu-se em torno de 4 jovens mortos em um conflito com a polícia - Martins, Miraguaia, Dráusio e Camargo - "MMDC" e por três meses a sociedade paulista lutou contra as forças federais. Os paulistas foram derrotados nas armas, mas Getúlio dizia que o grande derrotado havia sido ele. Por que Vargas considerou que o povo paulista fora vitorioso? Porque Vargas foi obrigado