era mesosoica
A Terra possui aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Assim, durante todo esse período, ela passou por inconstantes e variadas transformações em suas estruturas, composições e formas de vida. Para organizar e melhor compreender como o processo de formação e transformação do Planeta Terra ocorreu, dividiu-se essa cadeia de acontecimentos nas chamadas eras geológicas. As eras geológicas são divisões da escala de tempo geológico que podem ser subdivididos em períodos a fim de se conhecer a longa vida do planeta. As eras são caracterizadas pelas formas em que os continentes e os oceanos se distribuíam e os seres vivos nela existente.
A era mesozóica
Com base em estudos, e pesquisa em grupo iremos focar nossas atenções em uma determinada era. A ERA MESOZOICA. A Era Mesozóica (onde ‘meso’ representa meio e ‘zóico’ representa vida) é a quarta na ordem das eras geológicas. Sua idade é compreendida entre 250 a 65 milhões de anos atrás.
Essa grande etapa possui características marcantes, como o vulcanismo intenso, o desenvolvimento de animais mamíferos, o desenvolvimento da flora e outras duas características (as mais marcantes, talvez): a sedimentação dos fundos marinhos, origem das grandes jazidas de petróleo que existem na atualidade, e a origem de incríveis grandes répteis, os famosos dinossauros.
Vulcanismo no Brasil.
Em épocas geológicas passadas, houve intensa atividade vulcânica, hoje não existem mais vulcões ativos no Brasil. Nosso país foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo
Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio