era medieval
A partir de certo momento, pessoas que se opunham ou levantavam dúvidas sobre os dogmas passaram a ser consideradas hereges e, a partir do século XII, começaram a sofrer forte repressão. A opressão tornou-se maior a partir de 1233, ano em que o papa Gregório IX criou o Tribunal do Santo Ofício, também conhecido como Inquisição, para perseguir e punir os dissidentes considerados hereges.
Durante sua existência, a inquisição espalhou o terror pela Europa, pois qualquer pessoa podia ser acusada de heresia e condenada a morte na fogueira. Em 1252, o papa Inocêncio IV autorizou o uso da tortura como método para se obter confissões.
Os judeus e a igreja católica:Durante a Idade Média, a atitude da igreja católica em relação á comunidade judaica da Europa foi marcada pela intolerância. Enquanto tentava retomar Jerusalém por meio das cruzadas, a Santa Sé promovia sistemáticas perseguições aos judeus, obrigando-os a se afastarem de suas profissões e confiscando seus bens. Em 1096, cerca de mil judeus foram mortos por cruzadas na atual região da Alemanha. Em 1215, o papa Inocêncio III determinou que, para distinguir-se dos cristãos, os judeus deveriam exibir uma insígnia sobre as roupas. As razões para isso eram tanto doutrinárias quanto de ordem econômicas. A igreja alegava que os judeus não só negavam a divindade de Jesus Cristo, mas também haviam sido responsáveis por sua crucificação.