Era do Rádio
A Era Vargas foi marcada por uma variedade de manifestações e a consolidação de outras novidades nunca antes experimentada em nossa historia. No tempo em que Vargas esteve a frente do país, observamos que o rádio era o mais importante meio de comunicação existente, além de diferentes ritmos musicais ,o rádio também era utilizado na divulgação de noticias e também contava com a encenação de novelas que eram acompanhada por milhares de pessoas. Família brasileira ouve rádio nos anos 40. http://aeradoradioteatro.blogspot.com.br/2013/11/conheca-vibracao-dos-auditorios-da.html Nas ondas do rádio
Um cenário culturalmente rico e magnífico entre as décadas de 1930-1950. A chamada Era do Rádio que viveu seu auge no Brasil. Era a introdução de um novo aparato no mais íntimo do lar, repousando sobre uma toalhinha de renda caprichosamente bordada e encoada na alma de milhares de ouvintes. O rádio milagre da tecnologia moderna, nas ondas do rádio uma influência significativa na transformação da cultura Brasileira que marcou a historia na era Vargas.
As radionovelas
As rádios novelas de emissoras marcaram época a primeira transmitida em 1941 em 12 de julho, pela radio PRE-8 nacional do Rio de Janeiro. Em busca da felicidade. A seguir foi à vez de O Direito de Nascer. Que mudou os hábitos das pessoas que tinham compromisso marcado com as transmissões dessas radionovelas, textos basicamente escrito para mulheres reforçando o pensamento machista cerca da virgindade, castidade submissão da mulher, reforçando a ideia de que a moça de família tem que se guardar para o casamento, e se há traição é porque a mulher não foi suficiente para o homem. Além destes temas como dupla personalidade de mistério no nascimento, falsa mortes, triângulo amoroso, vingança polarização entre pobreza e riqueza eram tido como formula de sucesso.
Sucesso absoluto entre as donas de casa de todo mundo entre os anos 40 e 50, as radionovelas podem estar de volta para