Era das catastrofes
Nesse texto, o historiador Eric Hobsbawm faz uma analise resumida e objetiva do século que ele chama de “Breve século XX”. Hobsbawm, nascido no Egito em 1917, é considerado hoje um dos mais importantes historiadores da atualidade. Nesse texto ele fala das duas guerras, a qual esteve presente.
O autor tenta esclarecer no texto, que as disputas econômicas entre as potências europeias foram o ponta pé inicial pra Primeira Guerra Mundial . A Alemanha queria aumentar o seu poder colonial, político e marítimo, mas para isso, ele precisava derrubar a Grã-Bretanha. A Alemanha ainda sofreu nas mãos da França que queria impedir sua expansão econômica
A provocação de ambos os lados na Europa, fez com que esse conflito tomasse outra proporção. A tentativa da Alemanha de derrubar a "Frente Ocidental", fez com eles usassem armamento mais forte do que o necessário. Bombardeios aéreos, o uso de submarinos, se tornaram o terror da população. Com o uso de submarinos, foi legitimada a entrada dos EUA na guerra, o qual ofereceu apoio a Tríplice Aliança para derrotar a entente. Que ofereceu apoio aos países da Tríplice Aliança na derrota da Entende. A partir da participação dos EUA, ficou imposto a politica do século XX.
A Grã-Bretanha e a França, ainda impuseram a Alemanha e a URSS, o tratato de Versalhes, que serviria como um acordo de “paz”, isso porque eles ainda representavam um perigo grande.
Apesar de tudo que foi imposto à Alemanha e a URSS, eles ainda fizeram vários tratados, a fim de se unir, já que sabiam que a guerra ainda não havia terminado. Em 1930, chegou ao poder o temido Hitler, que junto com os acontecimentos de 1929, acabaram de vez com os restos da economia que ainda existia.
Segundo Hobsbawm, a Primeira Guerra Mundial foi uma guerra não esperada, o que fez com que fosse evitada de todas as maneiras, a Segunda Guerra Mundial.
Usando a racionalidade, a Segunda Guerra Mundial usou de todas as formas o