ERA DA QUALIDADE
A gestão da qualidade total é uma abordagem administrativa para a satisfação do cliente, com técnicas destinadas a atingir alta qualidade em bens de serviços. É uma abordagem que para o produto inclui uma prevenção de defeitos antes de sua ocorrência, tendendo a zero em sua fabricação, projeto de produtos para a qualidade, além de fornecer, tanto serviços de qualidade, quanto de produtos.
São divididas nas seguintes eras: 1º-Era da Inspeção;
2º- Era do Controle Estatístico;
3º-Era da Qualidade Total.
4° Era Da Gestão estratégica da qualidade
1.1 A Era da Inspeção
O objetivo principal da era da inspeção é separar o bom produto do produto defeituoso por meio de avaliação direta. Nos primórdios da indústria moderna, a inspeção era feita pelo próprio artesão, onde o produto era avaliado para que o mesmo causasse uma impressão positiva para o cliente.
No começo do século XX, as grandes empresas começaram a substituir os supervisores de produção para os inspetores da qualidade, para que seu julgamento sobre a qualidade do produto fosse independente.
Foram também criado departamentos de controle de qualidade para separá-los dos departamentos de produção.
.Resumidamente a era da inspeção possui como características principais: Observação direta do produto e/ou serviço pelo fornecedor ou pelo consumidor;
Produtos e/ou serviços inspecionados um a um ou aleatoriamente.
1.2- 2°A Era do Controle Estatístico (1930)
A era do controle estatístico da qualidade baseia-se na amostragem. A amostragem nada mais é do que ao invés de inspecionar todos os produtos, seleciona-se certa quantidade para inspeção.
Onde, as propriedades dessa amostra são estendidas a todo o lote. Walter A. Shewhart foi o pioneiro na aplicação da estatística ao controle de qualidade.
Durante o período da segunda guerra mundial, as forças armadas americanas necessitavam de grande quantidade de itens com elevados padrões de qualidade.Por isso