campo e abordagem da antropologia
LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo : Brasiliense, 1993
François Laplantine nasceu em Paris, no ano de 1943. Doutorou-se em filosofia pela Universidade de Nanterre (Paris X) e em antropologia pela Sorbenne (Paris V). Suas principais pesquisas são realizadas na América Latina, sobretudo no Brasil, e estão relacionadas a Antropologia da Doença, das Religões, bem como as relações entre a antropologia e a escrita. Professor de Etnologia na Universidade Lyon 2, instituição na qual fundou o departamento de Antropologia, é também o responsável pelo programa de cooperação inter-universitário com a Universidade do Ceará. Autor de inúmeras obras, boa parte delas traduzidas e publicadas pela brasiliense e pela terceira margem, dentre as quais encontramos Aprender Antropologia( a primeira edição foi publicada em 1946); Aprender Etnopsiquiatria( 1994); entre outras.
É milenar e universal o interesse do home observar o homem, sempre existiu essa indagação sobre esta reflexão. Porém a criação da ciência que estuda diretamente o homem, é muito nova, iniciou no final do século 18, nessa nova área o objeto de estudo torna-se o homem e não mais a natureza. Por muito tempo as áreas de atuação de pesquisa eram várias, mas nunca direcionada a respeito ao homem na íntegra.
As primeiras sociedades estudadas foram as Longínquas que pertenciam a sociedade primitiva e logo surgiu um problema para os pesquisadores, pois esta sociedade estava em processo de extinção por conta da influência da evolução sobre ela. A partir dai surgiu uma busca por um objeto de estudo para a antropologia.
A antropologia renasce com um novo objeto de estudo: o homem por inteiro e suas diversidades, ou seja, estuda-lo em todas as dimensões. Existem cinco áreas principais da antropologia que o autor ressalta: Antropologia Biológica: consiste no estudo das variações dos caracteres biológicos do homem no espaço e no tempo (fatores culturais que influenciam o