lisando hemácias
FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL
Aprovadas pela Portaria SESu/MEC Nº 368/2008 de 19/05/2008 (DOU 20/05/2008)
Keliton Santos Lima
Transporte de Membrana - Lisando Hemácias
BRASÍLIA, FEVEREIRO DE 2014 Keliton Santos Lima
Transporte de Membrana - Lisando Hemácias
BRASÍLIA, FEVEREIRO DE 2014 Sumário
Introdução 01
Introdução (continuação) 02
Objetivo 03
Matérias 04
Método 05
Resultado e Discussão 06
Resultado e Discussão (continuação) 07
Conclusão 08
Referências Bibliográficas 09
INTRODUÇÃO
A membrana celular é uma fina película lipoprotéica formada por fosfolipídios e proteínas, cuja espessura varia entre 7,5 a 10 nanômetros, delimitando o citoplasma de todos os tipos de células. A membrana possui duas camadas de fosfolipídios, com uma extremidade polar ou hidrofílica, tendo afinidade por água; e a outra extremidade, caudalosa, com propriedades apolares ou hidrofóbicas. As substâncias lipossolúveis atravessam a bicamada lipídica livremente. Entretanto as moléculas hidrossolúveis necessitam de canais alternativos, que servem de via para passagem dessas substâncias. As proteínas transportadoras se ligam em determinadas moléculas para se mover através da membrana.
O transporte das moléculas na membrana celular acontece pelos seguintes mecanismos: Difusão, Osmose, e transporte mediado.
A difusão acontece a favor de uma gradiente de concentração, ou seja, de uma região muito concentrada de alguma molécula para uma pouco concentrada e esse transporte não envolve gasto de energia. Em sistemas físicos um aumento na