equoterapia
Scientific research
Guilherme Benjamin Brandão PittaI; Aldemar Araújo CastroII
I
Sócio
titular,
SBACV
II
Sócio efetivo, SBACV
Para iniciarmos uma pesquisa científica, devemos partir de três prérequisitos básicos: 1) conhecer bem e ter competência no assunto a ser pesquisado; 2) ter acesso e dominar a amostra; e 3) depender o mínimo possível de terceiros para realizar a pesquisa. Devemos também gostar do método científico e nos empolgar com o aprendizado que poderemos ter durante esse processo. A realização da pesquisa científica e a posterior publicação dos seus resultados em revista científica de impacto começam com a idéia brilhante que podemos ter a partir da pergunta de pesquisa que queremos responder. Por exemplo, se quisermos saber quais as características das válvulas venosas do segmento fêmoro-poplíteo (número de válvulas, de cúspides e disposição das mesmas), deveremos propor um trabalho científico para respondermos a essa questão.
Cada pesquisa será composta de três fases: planejamento, execução e divulgação1. A primeira fase, o planejamento, é composta por cinco itens:
a) idéia brilhante (a pergunta da pesquisa); b) plano de intenção (o resumo do projeto de pesquisa); c) revisão da literatura; d) teste de instrumentos e de procedimentos; e) projeto de pesquisa.
O projeto de pesquisa deve incluir o título da pesquisa, dados de informação do autor e orientador, justificativa da pesquisa, hipótese, objetivo, plano de trabalho, métodos, etapas da pesquisa e cronograma, relação de materiais necessários, orçamento, monitorização da pesquisa,
análise dos riscos e benefícios, propriedades da informação e divulgação da pesquisa, responsabilidades do pesquisador, da instituição, do promotor e do patrocinador, referências, modelo do termo de consentimento livre e esclarecido, modelo de formulários de coleta de dados, cópia do documento de aprovação pelo comitê de ética em pesquisa, modelo da