Equivalente grama
A Lei dos Equivalentes de Richter, Wenzel e Berzélius foi determinada experimentalmente em uma época que não se conhecia as fórmulas das substâncias. A Lei dos Equivalentes diz o seguinte: “Quando uma massa fixa de uma substância reage totalmente com determinadas massas de substâncias diferentes, se estas reagirem entre si o farão na mesma relação de massas em que reagiram com a primeira ou, então, com valores múltiplos ou submúltiplos destes.”
Ou seja:
Se massas diferentes de substâncias diferentes, são capazes de reagir com uma mesma massa de determinada substância, então essas massas se equivalem quimicamente, ou seja, são equivalentes químicos. Quando o equivalente químico de uma substância é expresso em gramas ele passa a ser chamado de equivalente-grama.
Um equivalente grama muito importante é o do oxigênio, pois este reage com praticamente todos os elementos químicos. Por este motivo, o equivalente –grama do oxigênio foi considerado como padrão dos equivalentes-grama.
Definição:
“ Equivalente-grama de um elemento químico é a massa desse elemento que reage com 8 gramas de oxigênio.”
Podemos dizer, também, que equivalente –grama de um elemento é a massa em gramas desse elemento que movimenta (ganha, compartilha ou perde) 1 mol de elétrons ao formar uma substância simples.
Ex. 2 Na + O2 → Na2O logo: E Na = 23 g 46g 16 g X 8 g
Equivalente-grama de um ácido: é a massa desse ácido que por ionização total fornece 1 mol de íons H+.
1 mol de HCl → 1 mol H+ + 1 mol Cl-
1 mol de H2SO4 → 2 mols H+ + 1 mol SO42-
1 mol de H3PO4→ 3 mols H+ + 1 mol de PO43-
Cálculo do eqg de um ácido: Massa molar/ n0 de H+
Ex.: eqg HCl = Eqg H2SO4= Eqg H3PO4=
Equivalente-grama de uma base: é a massa dessa base que possui 1 mol de íons OH-.
1 mol de NaOH → 1 mol Na+ + 1 mol de OH-
1 mol de Ca(OH)2 → 1 mol de Ca2+ + 2 mols de OH-
1 mol