Equipes
Ótimos resultados empresariais passam pelo excelente desempenho das pessoas e equipes.
Mas, como podemos caracterizar uma equipe de alta performance?
Equipes de alta performance são auto gerenciáveis e têm como característica o fortalecimento da identidade profissional dos membros da organização. E é exatamente no fortalecimento da identidade que reside também outras importantes condições para alavancagem dos resultados empresariais, tais como o comprometimento, a motivação, o sentido de pertencimento e o senso de cooperação e de sinergia.
Para que esta condição se consolide na equipe, as pessoas precisam ser administradas de modo a ser contemplada a participação, num ambiente de respeito, onde não apenas se convive com as diferenças individuais, mas valoriza-se a diversidade.
Mas só há valorização à diversidade na coexistência com a liberdade e espontaneidade dos indivíduos e das suas relações. Não se pode considerar eficaz o desempenho de um gestor que não consiga, por meio da sua liderança, criar um clima de respeito ao ser humano e que permita a livre expressão das individualidades e potencialidades de cada um.
Uma equipe de alta performance não é apenas aquela que consegue excelentes resultados. Para ser elevada a esta condição, precisa, necessariamente, da liberdade de atuação e da autonomia, sem dependência do gestor. Este, por sua vez, também precisa de liberdade para se desenvolver, planejar, focar no negócio e ter uma atuação mais sistêmica. Por fim, requer ainda uma condição que permita às pessoas e equipes trabalharem felizes e realizadas.
Resumindo, uma equipe de alta performance é uma equipe com capacidade de auto gerenciamento e autonomia definida, que visa obter os melhores resultados alinhados aos objetivos estratégicos da organização, com satisfação pessoal e profissional.
Para conseguir este nível, tão desejado pelas organizações modernas e competitivas, o primeiro passo a ser dado é pelo próprio gestor. É sua