Equipamentos
Equipamentos e sistemas técnicos, são usados nas nossas vidas com uma naturalidade que já nem damos por isso. Por exemplo, a televisão, o leitor de DVD, CD, MP3, são hoje equipamentos que fazem parte das nossas vidas. A força da imagem, implica modelagem de comportamentos e a televisão é sem dúvida o meio mais eficaz para o fazer. A partir da televisão com a publicidade, vieram as máquinas de lavar roupa e loiça, as varinhas mágicas, aspiradores, os telefones e os telemóveis, e tudo o resto veio por acréscimo. Televisão e computadores são a principal forma de transmissão de cultura e saberes. Sei trabalhar com equipamentos técnicos quer em contexto privado quer no contexto profissional. Em casa junto da minha família, uso desde a televisão, computadores, telemóveis, máquina de lavar roupa, microondas, máquina fotográfica e de filmar. Quando pensei em comprar a máquina de lavar tive de ter em conta a normal quantidade de roupa, bem como o tipo de roupa que lá pretendia colocar.
Também analisei o preço e a marca, utilizo o programa normal com a temperatura a 30º C, poupando água e energia. A marca que adquiri é a Balay que descrevo uma breve história na página seguinte. A minha máquina tem capacidade para cerca de 5 kg de roupa. A potência eléctrica é de 2100 w, a diferença de potencial é de 220 – 230 v 50 Hz. A intensidade da corrente é 10A. Estas informações estão visíveis no próprio equipamento.
Isto é: P V.I
I = P/V
I = 2100/220 = 9,54 10 A
Determinação da resistência eléctrica:
U = RI
R=V/I = 220/10 = 22 ( ohm)
Percebi que ao ligar a máquina de lavar, esta está ligada à corrente eléctrica e o movimento no tambor da máquina onde está depositada a roupa, é um movimento de rotação que exerce força centrífuga (Fc) de dentro para fora, que parece-nos que deixa a roupa quase seca. Exerce 1000 rotações por minuto. E o