Equipamentos e Instrumentação Utilizados nos Ensaios.
Os equipamentos utilizados no ensaio são listados a seguir, descritos juntamente com sua finalidade:
Ondômetro (“wave-probe”)- Transdutor e condicionador de sinais projetado e confeccionado na DITT – IPT. Utilizado para a medida da altura da onda. O sinal de saída é analógico. O princípio de funcionamento é resistivo.
Potenciômetro – Transdutor da marca GEFRAN ELETRONICA – Itália, modelo: LT-M-275-S. Condicionador e fonte MOOG. Utilizado para a medida de posição do atuador. Saída analógica em tensão CC .
Amplificador Condicionador Extensiométrico – KYOWA, modelo DPM-6K. Fornece alimentação em corrente contínua e condicionamento dinâmico de sinal para transdutores e instrumentações a base de extensômetros elétricos. Foi utilizado durante o ensaio para a medição da força de acionamento.
Ponte de Extensômetria – SODMEX, modelo MDC - 10. Fornece alimentação em corrente contínua e condicionamento de sinal para instrumentação configurada de extensômetros elétricos. Foi utilizado durante a calibração do braço de força.
Acelerômetros – KYOWA, modelo: AS – 2GA. Resistivo, uni-axial, com capacidade para +/- 2 G e resposta linear em freqüência de no mínimo 60Hz. Foram utilizadas duas unidades para medida da aceleração do movimento atuador.
Gerador de Funções – Hewlett Packard, modelo 3312A, utilizado como gerador do sinal elétrico de referência para o sistema de controle do acionador do gerador de ondas. Também foi utilizado o modelo 3040 da CALTEC para a mesma finalidade.
Sistema de Aquisição de Dados – LYNX, composto por um módulo condicionador modelo AI2160 e módulo controlador modelo AC2120. Trata-se de placa de conversão analógico – digital, com resolução de 12 bits e 60 kHz de taxa máxima de amostragem. O segundo módulo realiza a tarefa de comunicação com o computador. Foi utilizado ainda um programa proprietário AQDADOS para a aquisição e armazenamento de dados, instalado num