Clima e Diagnósticos Organizacionais
“Conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade”
(Holanda, 2001).
“Cultura é uma dimensão do processo social, da vida de uma sociedade. Cultura diz respeito a todos os aspectos da vida social. Cultura é uma construção histórica. A cultura não é algo natural. A cultura é um produto coletivo da vida humana” (Santos, 1986).
CULTURA
PROFISSIONAL
Associada com
“ser um membro da profissão”.
Regras e normas que envolvem o exercício da profissão. NACIONAL
ORGANIZACIONAL
Componentes compartilhados pela herança nacional.
Normas comportamentais, atitudes e valores.
Atributos que diferenciam os nativos de uma cultura.
Ambiente dentro do qual as culturas nacional e profissional operam. É a maior determinante do comportamento. “Conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, frente às dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos, é que se produz, junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e dos mercados, o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa” (Torres, 2003).
Corresponde à “personalidade” da empresa: modos pelos quais os integrantes da Organização percebem os comportamentos aceitáveis de como as “coisas” são feitas na empresa.
Manifesta-se nos comportamentos que envolvem:
Política de treinamento.
Tolerância à violação.
Comprometimento com a tarefa e com as pessoas.
Fluxo de informação.
Comunicação formal/informal.
Política com respeito ao erro.
Fenômeno organizacional dinâmico e complexo, construído a partir da interação de diversas variáveis organizacionais e pessoais.
Existe de forma objetiva, porém, é avaliado subjetivamente, através das percepções dos indivíduos sobre seu ambiente de