Equipamentos Industria Quimica
• Bomba Centrífuga
A bomba centrífuga é uma bomba rotodinâmica que utiliza um impulsor rotativo para aumentar a pressão em um fluido. As bombas centrífugas são utilizadas para mover líquidos através de um sistema de tubulação. O líquido entra na bomba impulsora junto ou perto do eixo de rotação e é acelerado pelo rotor, fluindo radialmente para fora, para um difusor ou uma câmara voluta (invólucro), a partir de onde sai em o sistema de tubulação a jusante.
Aplicações Gerais das bombas centrífugas são: Abastecimento predial, irrigação, lavação de ambientes, veículos e máquinas, alimentação de caldeiras, transporte de água a longa distância e Indústrias em geral.
Abaixo encontra-se a representação de uma bomba centrífuga em um fluxograma de processos:
• Moinho
O moinho é um aparelho de fragmentação onde, à custa do movimento que lhe é transmitido (rotação ou vibração), se fornece energia aos corpos fragmentadores, presentes em grande quantidade. Essa energia é utilizada no trabalho de modificação da forma e dimensões das partículas presentes.
O Moinho é amplamente utilizado no processamento de materiais áreas de metalurgia, materiais de construção, produtos químicos, mineração, e entre outros. De acordo com a finura e o uso dos materiais, podem oferecer um projeto completo de qualidade superior.
Abaixo encontra-se a representação de um moinho em um fluxograma de processos:
• Caldeiras Caldeira ou Gerador de vapor é um equipamento que se destina a gerar vapor através de uma troca térmica entre o combustível e a água, sendo que isto é feito por este equipamento construído com chapas e tubos, cuja finalidade é fazer com que água se aqueça e passe do estado líquido para o gasoso, aproveitando o calor liberado pelo combustível que faz com as partes metálicas da mesma se aqueça e transfira calor a água produzindo o vapor.
Com isto