Equipamentos da indústria química
EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS
SEPARAÇÃO SÓLIDO/GÁS
CURITIBA
MARÇO/2014
GIOVANA SIGNORI IAMIN
(GRR: 20142590)
JULIA CRISTINA ZENI
(GRR: 20143277)
MARIANA PALMA DE SOUZA BELLOY
(GRR: 20143667)
EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS
SEPARAÇÃO SÓLIDO/GÁS
CURITIBA
MARÇO/2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Durante os processos químicos que ocorrem em uma indústria, muitas vezes é necessário obter a separação física de misturas. Um exemplo é a separação sólido/gás existindo vários equipamentos industriais capazes de realizar essa separação. Temos como exemplos os separadores a ciclone, os filtros a saco, as câmaras de gravitação, precipitadores eletrostáticos, lavadores, etc. Esses podem ser divididos entre coletores a seco e coletores úmidos.
2. COLETORES ÚMIDOS
Os lavadores são separadores do tipo coletores úmidos e funcionam de maneira que as partículas suspensas em um gás são absorvidas por um líquido, a partir do contato entre o eles, e assim retidas. Existem vários tipos de lavadores, e cada qual tem um modo de estabelecer esse contato entre o sólido presente no fluido e o líquido absorvente. Depois de o líquido reter os resíduos sólidos, separa-se do líquido o material particulado. Após isso, esse mesmo líquido pode voltar ao lavador para continuar retendo partículas, e assim o processo inicia-se novamente. O líquido geralmente utilizado é a água.
As características mais importantes dos lavadores são a sua geometria, a sua perda de carga, a velocidade do fluido dentro desse equipamento e a quantidade de água utilizada para realizar a lavagem do gás. Essa quantidade geralmente é expressa por uma razão que relaciona a quantidade de água a ser consumida durante o processo em função do volume de gás a ser tratado.
Existem muitos tipos de lavadores, que diferem entre sim pelo mecanismo de contato entre o