PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES NAS INDÚSTRIAS QUÍMICA E PETROQUÍMICA
A indústria petroquímica é parte da indústria química. Caracteriza-se por utilizar um derivado de petróleo (a nafta) ou o gás natural como matérias-primas básicas. No entanto, muitos produtos chamados petroquímicos, como, por exemplo, o polietileno, podem ser obtidos tanto a partir dessas matérias-primas como a partir de outras, como o carvão (caso da África do Sul) ou o álcool (como ocorreu no passado, aqui mesmo no Brasil). As classificações oficiais da indústria química não utilizam em separado o conceito "petroquímica".
A indústria química é uma indústria de transformação de matérias primas em produtos químicos de valor comercial utilizando processos industriais, já a indústria petroquímica faz parte da indústria química é caracteriza por utilizar a Nafta (um derivado do Petróleo) ou o gás natural como matérias primas básicas.
2- O refino de petróleo é parte da indústria petroquímica?
Não, o refino de petróleo é parte da indústria do petróleo. A petroquímica é parte da indústria química. Em geral, entende-se que a atividade petroquímica tem início com a produção do eteno e seus co-produtos, bem como de outros derivados da nafta ou do gás natural, de fins industriais.
3- Quais as principais matérias-primas usadas pelo setor? A nafta é base de toda a indústria química ou só da petroquímica?
A indústria química utiliza muitas matérias-primas, orgânicas e inorgânicas. A nafta é matéria básica para uma série de produtos, que são chamados de petroquímicos, exatamente porque feitos a partir da nafta (ou de gás natural) e, consequentemente, do petróleo.
4- A indústria química fornece matéria-prima para que outros segmentos?
Para quase todas as outras indústrias. É difícil imaginar algum produto de consumo em que a indústria química não esteja presente de alguma forma, seja no vestuário, nos produtos de limpeza e higiene, nas tintas, entre tantos outros segmentos.
5- O que são Operações