Equipamentos de supérficie
Data: 30 de Outubro de 2012
Profª: Leonardo
Aluno: Marcos Clay, Paulo Roberto, Pedro Silva e Ahmed Babatunde Matéria: Sistema de Produção Terrestre (Onshore)
EQUIPAMENTOS DE SUPERFÍCIE
São os equipamentos responsáveis pela ancoragem da coluna de produção, pela vedação entre a coluna e o revestimento de produção e pelo controle de fluxo de fluidos a superfície. Existe uma série de equipamentos padronizados que constituem os diversos sistemas de cabeça de poço, para a completação de poços terrestres e poços submarinos. Os principais equipamentos de cabeça de poço são os seguintes:
A- CABEÇA DE PRODUÇÃO: É um carretel com dois flanges e duas saídas laterais , quando a cabeça de produção é instalada , o flange inferior fica apoiado na cabeça do revestimento de produção e o flange superior recebe a árvore de natal com seu adaptador. Em uma das saídas laterais é geralmente conectada a linha de injeção de gás (poços equipados com gás-lift) e na outra a linha de matar (Kill Line), para um eventual amortecimento do poço.
B - ÁRVORE DE NATAL: A árvore de natal é um equipamento de superfície constituído, em princípio, por um conjunto de válvulas do tipo gaveta (com acionamento hidráulico, pneumático e manual) com a finalidade de permitir, de forma controlada, o fluxo de óleo do poço. As árvores de natal podem ser classificadas segundo alguns critérios mais importantes:
B.1 - QUANTO AO MEIO EM QUE SERÁ UTILIZADA # -Em poços de terra- estas são denominadas: Árvores de Natal Convencional (ANC), normalmente são equipadas com duas válvulas mestras duas laterais e uma válvula de pistoneio (manual) alguns autores a denominam de árvore de natal seca; # Em poços no fundo do mar - Estas são denominadas: Árvores de Natal Molhada (ANM), é um equipamento instalado no fundo do mar, constituído basicamente por um conjunto de válvulas tipo gaveta, um conjunto de linhas