MANUTENÇÃO ELETROMECÂNICA DE EQUIPAMENTOS DE SUPERFÍCIE
Esta apostila apresenta um material didático sobre Planejamento e controle de manutenção, com foco na formação de Técnicos em Petróleo e Gás. O material foi elaborado/copilado a partir de um conjunto de outras apostilas disponíveis na internet ou ainda, resumo de livros didáticos.
A definição e ou nomenclatura dos diversos tipos de manutenção variam de acordo com o autor ou fonte bibliográfica consultada. Variando também de empresa para empresa conforme cultura já existente ou padrões pré-assumidos.
INTRODUÇÃO
A manutenção passou a ser conhecida por volta do século XVI, na Europa Central, juntamente com o surgimento do relógio mecânico, quando surgiu os primeiros técnicos em montagem e assistência técnica. Tomou corpo ao longo da Revolução Industrial e firmou-se como necessidade absoluta, na 2ª Guerra Mundial, no princípio do pós-guerra, Inglaterra, Alemanha, Itália e principalmente o Japão, tiveram seu desempenho industrial baseado na engenharia de manutenção.
Com a globalização da economia, otimização do prazo de entrega, a busca pela qualidade total em serviços, produtos e gerenciamento ambiental, passou a ser a meta de todas as empresas.
Para que uma organização sobreviva hoje em dia, ela precisa manter seus clientes e conquistar outros, precisará tirar o máximo rendimento das máquinas e equipamentos para oferecer produtos e serviços com defeito zero e preço competitivo. Deverá também estabelecer um rigoroso cronograma de produção e de entrega de seus produtos.
Todos esses aspectos, mostram a importância que se deva dar à manutenção, até pouco tempo, a gerência, tinha ignorado o impacto da operação da manutenção sobre a qualidade do produto, custos de produção e mais importante, no lucro básico – Manutenção era um mal necessário”. Com as novas técnicas de gerenciamento e sistemas de manutenção tem mudado isso, reduzindo os custos de manutenção em relação ao faturamento.
DEFINIÇÃO OU CONCEITO
Manutenção - Combinação