Equipamentos de Porte o Individual do Dentista
Profissão: Dentista
1. Touca - Proteção da testa e cabelos contra respingos e perdigotos. Tem dentista que é careca e não usa. Está errado. A touca não serve somente para evitar que seu cabelo caia na boca do paciente. Ela protege seus cabelos ou sua careca de respingos de bicarbonato, sangue e saliva. Convém sempre lavar o seu rosto após o término da prática clínica, para não levar convidados indesejados para sua casa.
2. Óculos Protetor - Óbvio, mas pouco usado. Para proteção dos nossos olhos. Por mais experiência e controle que a gente tenha, sempre espirra algo. Você não tem controle sobre a tosse do paciente, por exemplo. A Hepatite C pode ser transmitida por via da saliva do infectado, caso ela caia dentro do olho. Quem não consegue se acostumar, trate de tentar com mais afinco.
3. Protetor Auricular - O dentista tende a perder parte da audição por causa dos barulhos do consultório. Compressor, sugador, canetas de alta e baixa rotação. Tudo muito nocivo ao ouvido do profissional que usa estes aparelhos durante muitas horas. É meio chato de se acostumar, mas vale o esforço. A perda auditiva é irreversível, além de termos problemas como zumbido, dores de cabeça e insônia. Quem já fez audiometria para checar se tem perda de audição?
4. Máscara - o uso de máscara descartável com paredes duplas ou triplas é fundamental para a proteção contra a inalação ou ingestão de aerossóis pelos profissionais e na transmissão de microorganismos para o paciente. As máscaras confeccionadas em tecido ou material sintético fino, podem filtrar apenas 20,0% do aerossol.
5. Luvas de Procedimento ou Cirúrgicas - Hoje em dia, todos os profissionais usem suas luvas para fazer atendimento. A diferença seria a de usar luvas cirúrgicas no caso de exodontias, cirurgias periodontais e nas cirurgias de implantes. O modo correto seria puxar a luva para que ela cubra as mangas do avental, como vocês podem ver na figura.
6. Avental