Racismo No Futebol Brasileiro
Introdução:
O Objetivo deste trabalho é abordar o gravissimo fato do racismo no futebol Brasieliro, pois, o mesmo vem acontecendo com mais frequencia em atos descontrolados. Um dos alvos mais graves nos ultimos tempos é o racismo na futebol brasileiro, no texto apontamos datas e situações com um curto prazo de um acontecimento para o outro.
Desenvolvimento:
Ate a pouco tempo, o Brasil tinha mais contato com fenomenos racistas no futebol por causa das situações que jogadores deste pais enfrentavam na Europa do que propriamente devidos a casos ocorridos dentro das suas fronteiras. Mas as coisas tem vindo a alterar-se.
Em pouco mais de 8 meses e só durante o ano de 2014, ja são cinco os episódios racistas no futebol brasileiro que tiveram eco na comunicação social.
Segue alguns dos acontecimentos e suas respectivas datas dos acontecimentos, podendo assim observar que os mesmos aconteceram em um intervalo diminuto de dias e meses.
5 de março de 2014:
O árbitro Marcio Chagas da Silva foi insultado durante um jogo dos escalões secundarios do futebol brasileiro. O juiz da partida relatou que alguns adeptos lançaram-lhe palavras e frases de conteudo racista, com "macaco", "o teu lugar é na selva", e "volta para o circo". No final da partida o árbitro encontrou bananas em cima do seu carro.
6 de março de 2014:
Depois de o Santos golear o Mogi Mirim, o jogador Arouca foi alvo de insultos racistas a saida do balneário da equipe por parte de um adepto que não foi identificado. O caso motivou um comentário condenatório da Presidente do Pais, Dilma Rousseff na sua conta de twitter.
9 de março de 2014:
Num jogo de um campeonato secundário do campeonato de Minas Gerais, um adepto da equipe da casa foi detido pela policia após ter chamado "macaco, negro, safado e fedorento" a um jogador da equipe adversária durante o aquecimento.
30 de março de 2014:
O defesa Paulão, do internacional de Porto Algre, denunciou ter sido vitima de insultos racistas