Laborat rio F sica III
Laboratório de Física III
Docente: Msc. Maurício Falleiros
Discentes:
Bruno Vieira da Luz;
Caio Rodrigues Martins;
Walter Pierre.
Relatório
1. Título: Capacitância e Dielétricos.
2. Introdução
Foi proposto nas aulas da matéria de Laboratório de Física III, o experimento da capacitância com dielétricos. Primeiramente o dielétrico sendo o ar apenas, em variadas distâncias. Em outro momento mediríamos a espessura de certo material que seria utilizado como dielétrico e depois colocaríamos esse material entre duas placas de um capacitor, mediríamos a capacitância com o material e depois retiraríamos esse material e mediríamos a nova capacitância. Sendo que coletaríamos os seguintes dados: Tipo de dielétrico utilizado, espessura do dielétrico (Distâncias entre as placas), medida da capacitância com o dielétrico entre as placas, a medida da capacitância sem o dielétrico entre as placas e depois calcularíamos uma constante denominada constante dielétrica (ε), que é a razão entre a capacitância obtida com um material sendo utilizado com o dielétrico e o ar.
3. Fundamentação Teórica
3.1. Capacitores
Também chamado de condensador, ele é um dispositivo de circuito elétrico que tem como função armazenar cargas elétricas e consequente energia eletrostática, ou elétrica. Ele é constituído de duas peças condutoras que são chamadas de armaduras. Entre essas armaduras existe um material que é chamado de dielétrico.
Os capacitores são utilizados nos mais variados tipos de circuitos elétricos, nas máquinas fotográficas armazenando cargas para o flash, por exemplo. Eles podem ter o formato cilíndrico ou plano, dependendo do circuito ao qual ele está sendo empregado.
3.2. Dielétricos
Dielétrico é uma substância isolante que possui alta capacidade de resistência ao fluxo de corrente elétrica. A utilização dos dielétricos tem várias vantagens. A mais simples de todas elas é que com o dielétrico podemos colocar as placas do condutor muito próximas, sem