Fichamento A Quest o Urbana
Professor: Daniel Bin
Disciplina: GPP e Conflito
Aluno: Abner Peixoto – 11/0105796
Fichamento A Questão Urbana
Na parte referente à questão urbana, a autora irá tratar dos problemas urbanos enfrentados no Brasil, a relação da esquerda que não enxerga a luta de classes, e a direita que aposta na especulação imobiliária das cidades, fazendo da cidade um grande negócio, explorando e obtendo lucro, e se apropriando do patrimônio construído socialmente. Ao mesmo tempo, esta situação implica uma relação patrimonialista com o Estado, que passa a agir concedendo favores, melhoramento de bairros pobres, e pequenas melhorias, em troca de votos.
E essa é uma relação que tem se agravado ao longo dos últimos anos, justamente no período de reformas neoliberais, na qual a terra urbana não foi dividida como deveria ocorrer com a reforma tributária, ficando refém do capital econômico imobiliário, e consequente flexibilização de leis para os que conseguem se beneficiar desse modelo econômico. Ao mesmo, tempo empurra cada vez mais para fora das cidades, e periferias os pobres que não possuem condições de comprar as terras cada vez mais caras na cidade. Assim a autora mostra que apesar de qualificação técnica, que há no Brasil, falta interesse em realizar a reforma política, e a questão do financiamento eleitora, que como observado há poucos dias, não foi modificado.
Ao mesmo tempo, como aponta Harvey, vivemos em cidades divididas, fragmentadas, quase sempre tendendo ao conflito, enfatizando as desigualdades sociais e construção de guetos de ricos, com segurança, serviços públicos garantidos e lazer à disposição e guetos de pobres, onde a única garantia é a violência. Essa diferenciação tem resultado em intolerância, segregação, e marginalidade. Como aponta o autor, o direito à cidade não pode ser concebido simplesmente como um direito individual, condicional, mas sim um direito de formar a cidade de acordo com as necessidades coletivas, não sendo o direito